domingo, 18 de dezembro de 2011

CAMPANHA POR UM NATAL SEM CARNE!!!!! - PARA REFLETIR-







NESTE NATAL VAMOS CELEBRAR O NASCIMENTO DE JESUS COM MUITO AMOR!


Começando pela compreensão da mensagem que o Mestre Jesus nos deixou há mais de 2000 anos atrás!


                       “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.” (Jo 15, 12)




Sei que muitos dos meus amigos do peito não são vegetarianos, mas resolvi que neste Natal irei fazer uma campanha por um Natal sem carne para gerar uma reflexão de como Amar é muito mais do que amar o seu marido, filho, namorado, mãe, pai, mas sim, amar até os menores seres da criação! 


Vivemos em constante contradição.... Queremos ser felizes, não sermos usados e nem explorados, mas acreditamos de forma inquestionável que os animais fazem parte de uma classe inferior, e por isto têm a função de garantir a nossa subsistência. Essa idéia já está mais do que ultrapassada! 


É só refletir um pouquinho para perceber dois argumentos imbatíveis. 


Primeiro, a alimentação é algo cultural, além disso, nos relacionamos em torno da mesa, sendo este o principal motivo para não refletirmos sobre o que comemos, exatamente por ser algo cultural. 


Explico! Tudo em nossa cultura envolve a comida, é o jantar da negócios, é o lanche com as amigas, é o almoço de Dia dos Pais. Este jeito tão constante de ligar a comida à celebração nos trás malefícios, primeiro que nos alimentamos desde pequenos sem aprender a questionarmos o que ingerimos. Em segundo lugar, quando tomamos consciência de que o padrão é nos alimentarmos de seres que um dia foram vivos, caímos em resistência porque sermos diferentes das outras pessoas, ainda mais em momentos de celebrações, não é fácil e assusta. Pois comer é compartilhar, então, enganosamente acreditamos que se deixarmos de ser comedores de carne seremos excluídos pelo clã! É algo bem tribal, mas muito psicologicamente explicável.


Explico melhor! O que quero dizer com a minha afirmação de que comer carne é algo cultural, um simples exemplo pode nos mostrar mais do que mil palavras. No Rio Grande do Sul é super comum comer churrasco, já na Amazônia o mais comum é se alimentar de peixe devido a abundância de rios, agora imagina como países diferentes podem diferir na cultura da comida. Enquanto no Brasil nos alimentamos de peixe, porco, galinha e boi, na Índia a vaca é sagrada e em alguns países orientais como a China, Vietnã e Coréia eles se alimentam nada mais, nada menos, do que de...cachorro!


Ficou indignado? Mas por que será? Porque nós domesticamos os cachorros, então vemos como algo inadimissível nos alimentarmos de um membro da família. E o argumento que mais vejo por aí é que boi, peixe, frango e porco não são membros da família, foram criados por Deus apenas com a missão de nos nutrir.


Pois bem, e quem determinou que eles fossem criados para isso?


O homem, é claro! Nós é que determinamos, dependendo da nossa cultura e dos nossos costumes quem será membro da família e quem irá para a mesa, segundo a nossa conveniência!


Como acredito que nenhum ser, por menor que ele seja, se reveste de insignificância e de utilidade para usarmos e abusarmos como bem quisermos, fico muito triste quando penso quanto tempo demorei para perceber que o bife quadradinho, embaladinho, fritado com todo carinho pela vovó e que foi parar no meu prato não nasceu bife, mas sim, é um pedaço de um ser vivo que foi brutalmente assassinado! A coisa realmente muda de figura quando deixamos de pensar pela ótica fantasiosa e caímos na real de como o mundo funciona. 


Para termos aquele Chester e o Peru de Natal na mesa no dia 25, há toda uma indústria de sofrimento. E como tenho por meta em minha vida que a minha existência não cause sofrimento aos seres, se alimentar de um ser com sentimentos, pensamentos e principalmente, que sente dor, isso destoa totalmente do meu plano de vida.


O segundo argumento é que faz parte da humanidade a evolução, respeitar todos os seres, ver todos como iguais e o que achamos que é muito normal, como a escravidão que há algum tempo atrás chocava poucos, hoje em dia é algo deplorável. 


O ser humano muda, se transforma, aprende a respeitar, se não fosse assim ainda viveríamos nas cavernas, mas não! A nossa alma grita pela igualdade, pela verdade, pelo que é justo, pelo amor e apesar do vegetarianismo parecer uma realidade tão distante de muitos, a certeza que tenho é que esta escolha é o caminho natural do progresso.


Vou terminar como comecei, queremos ser felizes e que ninguém nos machuque, queremos paz, respeito... 
Mas por que insistimos tanto em machucar outros seres vivos? E o pior, por ignorância! 
Por que desejamos tantas coisas maravilhosas para as nossas vidas e não tratamos TODOS os seres vivos da mesma forma que gostaríamos que fossemos tratados?


Fica aí uma reflexão de Natal!


Mil bjs!
Márcia















Um comentário:

  1. How To Watch In Detail - Youtube
    To watch download youtube videos in a live environment, you need to go to the TV channel you want to If you're going to rent TV in your living room, there's something you do well

    ResponderExcluir