domingo, 11 de dezembro de 2011

JUSTIÇA: O QUE É FAZER A COISA CERTA







É sempre bom refletirmos e reavaliarmos as nossas convicções e escolhas, pois a pior coisa que tem na vida é passarmos como observadores, seres passivos que deixam as necessidades do dia a dia os guiarem sem entender a importância da nossa existência e das nossas ações. 

A ignorância é que vem nos conduzindo ao mundo no qual nos encontramos. Você acredita mesmo, que se parássemos todo dia para pensar em cada ação que temos que gera impacto na natureza e que no futuro irá voltar para nós, as pessoas continuariam agindo com descaso?

É triste dizer em como muitas vezes o ser humano é apenas motivado pela sensação de perigo, da falta. "Precisamos não desperdiçar água", temos que não desperdiçar água por ser um presente oferecido pela Mãe Natureza a todos os seres vivos e quanto mais eu gasto, mais falta para alguém, ou porque eu tenho medo de faltar para mim e para  a minha família?

Enquanto todos os seres não forem vistos como a minha família,  só o medo continuará a motivar as pessoas em suas decisões.

Bem, é com este tom reflexivo, do que é fazer a coisa certa, que este livro é conduzido.

Este livro é baseado no curso mais concorrido de Harvard, que se chama "Justice", sendo suas aulas  dadas pelo incrível professor Michael Sandel. 

Ele acredita que o processo de pensar o nosso caminho através de difíceis questões morais do nosso dia a dia - descobrir o que pensamos, e por que – ajuda a nos tornar melhores.

O livro narra um caminho na reflexão moral e reúne temas instigantes, como o casamento entre pessoas do mesmo sexo, suicídio assistido, aborto, imigração, impostos, o lugar da religião na política, os limites morais dos mercados. Sandel dramatiza o desafio de meditar sobre esses conflitos e mostra como uma abordagem mais segura da filosofia pode nos ajudar a entender a política, a moralidade e também a rever nossas convicções.

Para quem se interessar pelo tema, há vários vídeos no youtube com as suas aulas.

Mil bjs!
Márcia








Nenhum comentário:

Postar um comentário