domingo, 21 de outubro de 2012

FLORAIS DE BACH


Florais de Bach para todos os momentos da sua vida: luto, ansiedade pela hora do parto, ansiedade pela hora do casamento, ansiedade pela chegada de uma prova, estresse por trabalhar demais, medo de avião, medo de ser assaltado, medo da solidão, medos em geral, e outros momentos emocionais pelo qual você esteja passando.

sábado, 20 de outubro de 2012

Agora a BEM ESTAR ANIMAL tem um novo blog

Agora o blog da BEM ESTAR ANIMAL é http://www.bemestarpet.blogspot.com.br/

O blog ALMA FELIZ continua com o seu objetivo primordial, que é a divulgação da informação de qualidade sobre o que pode melhorar a vida de todos os seres vivos!




Um achado! Livro: Diga-me Onde dói e eu te direi por quê


Livro de Michael Odoul sobre psicossomática disponível on line.

Este livro nos leva a uma viagem para o nosso aprimoramento pessoal, nos conduzindo pela busca do autoconhecimento através dos sintomas do nosso corpo físico.

Comecei a ler ontem e estou achando magnífico como os livros do Dr. Ruediger Dahlke.

Quem quiser mergulhar nesta viagem interior, é só entrar no link abaixo!


http://api.ning.com/files/lGByXGUMJuF1*XaV988Fz1pwx8i74WOaaTixCUHKjOptGul6WLCHP6rtq9-caKg3NaTSiV0jKyHjmINRbdRdlPN-XEA07lid/MichaelOdoulDigameOndeDieeutedireiporquepdfrev.pdf



segunda-feira, 8 de outubro de 2012


Terapias alternativas auxiliam na prevenção e tratamento de doenças em cães e gatos

Métodos menos invasivos como acupuntura, florais e massoterapia promovem bem-estar e até mesmo a cura em determinados estágios de problemas articulares, musculares ou nervosos

 Terapias alternativas auxiliam na prevenção e tratamento de doenças em cães e gatos



A busca por qualidade de vida e práticas mais saudáveis tem motivado muitos proprietários a também investirem no bem-estar de seus animais de estimação. Prova disso é o aumento no número de pessoas que buscam a prevenção de doenças e também alguns tratamentos nas terapias alternativas para cães e gatos.

Segundo o veterinário João Carlos Colombo, um dos proprietários do Pet Hotel Dog Life, em São Paulo, os métodos mais procurados são acupuntura, florais e massoterapia. "Os clientes são geralmente proprietários que já tiveram resultados pessoais satisfatórios ou mesmo na família com essas terapias”. O profissional explica que os métodos alternativos são técnicas milenares que surgiram antes mesmo da medicina convencional, mas só foram aprovados pela Organização Mundial de Saúde a partir dos anos 60 para humanos e dos anos 90 para animais.

Dentre os métodos alternativos mais utilizados nos pets destacam-se a acupuntura, massoterapia e florais e são indicados principalmente para a prevenção e tratamento de doenças articulares, musculares e nervosas. “A acupuntura, por exemplo, é uma terapia tradicional chinesa que utiliza finíssimas agulhas descartáveis específicas na pele dos animais, causando estímulos no corpo”.

Segundo o veterinário esses estímulos promovem uma resposta do organismo, ocasionando a melhora de alguns problemas e até mesmo a cura de doenças. “A melhora e bem-estar por meio da acupuntura podem ser vistos principalmente em doenças respiratórias, no sistema digestório, neurológicos, musculares e articulares”. Vale lembrar, no entanto, que ela deve ser aplicada por um profissional qualificado, levando em conta o perfil de cada animal bem como a doença e sinais clínicos apresentados.

Já o tratamento por meio dos florais é feito a partir do potencial energético das flores. Segundo o veterinário, a técnica utiliza a energia vibracional retirada da essência das flores para trazer equilíbrio e harmonia ao emocional das pessoas e animais. Os que recorrem ao método acreditam que as doenças se originam nas emoções, o que torna a terapia floral eficaz principalmente en problemas como depressão, estresse, agressividade e fobias. “É importante ressaltar, no entanto, que os florais não substituem o tratamento médico, mas podem ser utilizados em conjunto com qualquer medicamento”.

Segundo o dr. João Carlos a massoterapia também é outra grande aliada para a recuperação de traumatismos e outros problemas articulares. “Ela é aplicada em pequenos animais e ajuda a aliviar a tensão, a ansiedade e o desconforto, podendo ser usada ainda para alongar e liberar cicatrizes inelásticas dos tecidos”. Bastante utilizada durante banhos de ofurô, a técnica também promove o relaxamento de animas com quadro de estresse ou agressividade.

Terapias Alternativas

Geralmente mais utilizadas em cães das raças Dachshund, Labrador, Golden Retriever, Lhasa apso, Basset Hound, Pastor Alemão e Rottweiler, que apresentam maior predisposição de problemas articulares, as terapias alternativas podem ser usadas em felinos também. O especialista adverte, no entanto, que é preciso paciência para alcançar os resultados, pois o tratamento, por vezes, pode levar alguns meses.

Para finalizar o veterinário alerta que no caso de animais já doentes, fazer a manutenção do tratamento é fundamental para garantir sua eficácia. “Problemas lombares são fruto do desgaste ósseo, ou seja, podem voltar. Para que isso não ocorra, o ideal é fazer a manutenção do tratamento alternativo pelo menos uma vez ao mês”.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

REIKI NA GRAVIDEZ









"O REIKI é uma técnica simples e poderosa de relaxamento e harmonização, realizada mediante a imposição das mãos em determinados pontos do corpo chamados de centros energéticos (Chacras). Ela activa a força vital, fazendo-a fluir livremente pelo nosso organismo. Traz a pessoa uma vida mais pacifica, harmônica e feliz. Por essa razão é que muitas gravidas estão procurando o REIKI como uma técnica de reposição energética, harmonização psíquica e cura física a fim de lhes proporcionarem paz e tranqüilidade durante os nove meses de gestação.

Durante a gestação, o REIKI ajuda a aliviar o stress e o desconforto que uma grávida pode sentir e, simultaneamente, é uma maneira prazerosa e saudável para futura mãe descobrir o silêncio da paz interior, da consciência do vínculo psíquico e emocional e do fluxo de energia que se transmite entre estes dois seres desde o início da gravidez. É um momento único de comunhão de energia entre mãe e filho.

A prática de REIKI não possui nenhum tipo de contra-indicação, pelo contrário, é uma prática segura durante toda a gravidez desde a concepção até ao pós-parto. Uma sessão de REIKI é muito favorável para a gravida e o bebé que irá nascer, pois ela melhora a circulação da futura mãe dando um aporte sanguíneo mais favorável para o feto, mais nutriente e oxigênio chegam ao bebê, promovendo o desenvolvimento em harmonia do bebé. Diminuem os enjoos, os edemas dos membros inferiores porque melhoram a drenagem linfática, a ansiedade, as insonias, as dores lombares porque relaxa a musculatura, o medo do parto.

O REIKI no parto ajuda a controlar a dor sentida, facilitando o trabalho de parto por uma maior capacidade de relaxamento e controle emocional.

Após dar à luz, o REIKI auxilia no restabelecimento da recém-mãe, fortalecendo o sistema imunológico, activando a circulação e a drenagem linfática. Também é indicado para o relaxamento corporal, auxiliando a mãe a sentir-se mais serena e a gerir melhor a montanha de emoções que habitualmente surgem nesta fase.

Graças a sua inocência, os bebês estão livres dos prejuízos que tanto atormenta a maioria dos adultos. Deste modo, a energia do REIKI flui até eles sem impedimentos, naturalmente, sem bloqueios causados pelos problemas da vida moderna, nutrindo-os e protegendo-os."
TEXTO RETIRADO DO BLOG  http://portaldobodhisattva.blogspot.com.br/





"A energia vital tem um papel importante em tudo o que fazemos. Anima o corpo e também é a força principal de nossas emoções e pensamentos.
Na gestação, é uma forma prazeroza e saudável para descobrir o silêncio da paz interior, da consciência do vínculo psíquico e emocional que existe entre mãe e bebê desde o início da gravidez.
Também é indicado para o relaxamento corporal, reduzindo ansiedade e stress.
O bebé também pode usufruir dos benefícios do Reiki. É indicado para auxiliar na adaptação a nova vida.
Experimente e vivencie uma gestação e pós-parto com tranquilidade e confiança em si mesma.

Aplicação e Benefícios

O Reiki é uma prática segura durante toda a gravidez desde a concepção até ao pós-parto. É importante que a grávida esteja esclarecida sobre o que é o Reiki, se identifique com esta terapia e, em caso positivo, que usufrua de uma sessão de livre e espontânea vontade.

No início da gravidez: para ajudar a aliviar o stress e o desconforto que uma grávida pode sentir nesta fase e, simultaneamente, aumentar o fluxo de energia que se transmite entre estes dois seres. É um momento único de comunhão de energia entre mãe e filho.

Durante a gravidez: o Reiki diminui ansiedades, náuseas e insónias na futura mamãe enquanto acalma, relaxa e promove o desenvolvimento em harmonia do bebê.

No parto: ter recebido Reiki ajuda a controlar a dor sentida, facilitando o trabalho de parto por uma maior capacidade de relaxamento e controle e emocional.

No pós-parto: o Reiki auxilia a mãe a sentir-se mais serena e a gerir melhor a montanha de emoções que habitualmente surgem nesta fase, como a depressão pós-parto.
É comum a referência à espantosa saúde com que nascem alguns bebés em que as mães fizeram Reiki durante a gravidez, e ainda a ausência ou redução substancial de cólicas, além de uma gestação tranquila e equilibrada."

* Por Isabel Gouveia APR-000616-PT, 
http://reiki-universal.blogspot.com.br/

Despertar da Nova Consciência: ALTERAÇÕES NO CAMPO ELETROMAGNÉTICO DA TERRA

Despertar da Nova Consciência: ALTERAÇÕES NO CAMPO ELETROMAGNÉTICO DA TERRA GERAM...: ALTERAÇÕES NO CAMPO ELETROMAGNÉTICO DA TERRA GERAM CANSAÇO E FRAQUEZA Dicas de Joahdi Desde o início do ano de 2012 tenho percebi...

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

domingo, 16 de setembro de 2012

Uma Homenagem à Magali


Uma homenagem à Magali, 
pois é sempre bom lembrarmos e agradecermos tudo que foi um presente de Deus em nossas vidas!
Àquela que teve uma vida de rainha!
Mana, este post também é um presente para você!

Hoje faz um ano que nossa Magal voltou para o plano espiritual!







Sempre vamos te Amar minha pretinha...

Meu blog começa com a minha Magali, com uma grande homenagem à minha pretinha que tanto nos ensinou, e inspirou o Dani a fazer esse blog para mim.

Como é difícil perdermos quem amamos, ainda mais um animalzinho que nos comprometemos a amar e cuidar por toda vida... Criar um animal exige amor incondicional e desapego, pois a grande certeza que temos é que eles com certeza vão morrer antes de nós e além disso, nos deixarão uma saudade imensa.

Lembro até hoje do jeito em que a Magal chegou lá em casa, eu tinha 7 anos e chorava muito por que o meu Mingau tinha morrido de forma trágica.  Então, meu pai me levou no botequim do Seu Agostinho do lado de casa lá no Méier para escolher um filhotinho, porque a gatinha do botequim tinha dado cria recentemente, foi amor à primeira vista.... peguei ela no colo e não desgrudei mais! Costumava dizer, quando era criança, que ela era sobrinha do Mingau por causa da grande semelhança, além do que, ele foi adotado no mesmo lugar, com a diferença de que sempre teve uma pintinha na boca muito charmosa! A Marilyn Monroe dos gatos, só que sempre bem acima do peso, porque sem demora o nosso Garfield nos mostrou para que veio rs....

Na primeira semana lá em casa ela despareceu, fiquei desesperada porque procurei em todos os lugares e nem sinal dela, então sentei ao lado da minha casa da Barbie e desabei em lágrimas....Quando olhei para o lado, estava a Magali dormindo dentro da casa das Bonecas, bem em cima da cama da Barbie... Sempre cheia de personalidade rs..... "Porque dormir no sofá se posso dormir na cama da Barbie?" rs...

Também sempre gostou muito de estudar, meu pai sempre diz que ela formou a minha irmã em Medicina e eu em Direito, mas com a minha irmã (o amor da vida dela) ela foi companheira de livro e de biscoito, deitava em cima dos livros e dormia junto deles madrugada a dentro, além de dividir o prato com ela, quero dizer, deu mole ela pegava a sua comida estrategicamente e saia correndo... A única certeza que você tinha era o fato de que em alguns minutos encontraria a Magal lambendo os lábios em algum canto da casa!

Eu também participei de muitas cenas dessas, quando criança sentava no sofá para ver algum filme e ficava concentrada assistindo a TV, era a  oportunidade perfeita para a Magali roubar os meus pães de queijo, e quando eu me lembrava de olhar já era tarde demais, ela tinha roubado quase tudo... 

Quantos sustos levamos até descobrir que era ela que abria a porta do quarto quando queria sair!!! Minha irmã que o diga! rs...

Durante 19 anos nos trouxe tanta alegria, roubou muita comida, abriu muitas portas, dormia ao lado do pote de ração porque seu maior objetivo na vida era...Comer! rs... Se alguém discorda disso porfavor me avise rs...

Então, como faz parte do ciclo da vida, chega o momento em que ficamos velhinhos, adoecemos e fazemos a passagem, com a nossa Magali não poderia ser diferente... 

Quando tinha 17 anos foi diagnosticado insuficiência renal crônica. E aí, nossa luta começou, pois se um ser humano com esta doença é tratado com todo amor e atenção do mundo, por que a minha velhinha não seria? Ainda mais um ser tão inocente e sem a mínima noção do que está se passando com ele, temos a obrigação de dar toda a assistência. O bem-estar dela se tornou algo ainda mais primordial em nossas vidas, já que como qualquer ser ela merecia ser feliz!

Como na medicina veterinária tradicional só existe o tratamento através da ração renal, procurei a homeopatia, que foi essencial para o bem-estar da Magali, já que essa doença causa fraqueza e enjôo. A homeopatia controlou as taxas relativamente bem, evitando que ela piorasse tão rápido, pois não aceitava de jeito nenhum comer a tal da ração...

Quando fez 19 anos começou a emagrecer  muito, o que é natural da doença, então foi parando de comer, o que nos fez ter que aplicar soro subcutâneo em casa. A Dra. Priscila foi um anjo em minha vida, pois vinha aqui em casa me ensinar esta tarefa tão difícil para alguém que odeia sangue e agulhas... Mas como com amor superamos tudo, foi impressionante como em um mês eu peguei realmente o jeito.

Era atenção integral, comida na seringa, até salmão eu fazia para abrir o apetite dela e muitas vezes funcionava. Ela não podia comer proteína por causa dos rins, mas também não podia morrer de inanição...

É incrível quantas coisas um ser vivo tão pequeno e de vida tão curta pode te ensinar, mas é a pura verdade, por isso enumerei o que a Magali me ensinou: 




1- Deu sentido e cor à minha Vida: em muitos momentos das nossas vidas nos questionamos por que estamos em determinado caminho, por que nossas vidas estão tão estagnadas, mas no fim da jornada comecei a entender tudo com muita perfeição, agradeço a Deus por ter tido todo o tempo do mundo para cuidar da minha Magal, por poder dar a ela toda assistência possível e quase nunca deixar ela sozinha, ainda mais no último mês! Claro que todos colaboraram muito, o Dani, minha mãe, meu pai e minha irmã, a ajuda deles foi essencial, pois um animal é igual um filho ainda mais quando fica doente. Mas foi graças à Magal que percebi um dos dons que tenho, que é cuidar de animais! Algo tão lógico, mas que só a Magali me fez ver com a sua necessidade de cuidados por tempo integral! Sou eternamente grata à São Francisco de Assis e suas falanges por ter tido tempo para dar toda assistência para a minha filhota! 

2- Me ensinou o que é o Amor sem apego: os gatos realmente possuem esse poder de nos ensinar o que é amor sem apego. O seu jeito independente de ser nos ensina que o amor tem muitas maneiras e formas de ser expressado. E como é importante deixar livre quem você ama, até para que ela possa decidir que chegou a hora de ir embora...



3- Me ensinou  que o Amor Verdeiro requer profunda entrega: ela fez com que eu me sentisse, pela primeira vez na minha vida, que eu estava totalmente inteira para alguém! Me doando por inteiro e sem esperar nada, nadinha em troca. Sabia que ela podia não melhorar com tudo que eu estava fazendo, mas fazia por amor, apenas por querer o bem-estar dela. E isso gerou em mim um profundo senso de amor, sabia que cada escolha minha tinha que ser visando minimizar o seu sofrimento, e não o meu... Isso quer dizer, que não adiantava querer estender a vida dela, mas sim dar qualidade de vida o tempo que ela ficasse conosco!



4- Me ensinou a lidar com o luto: lidar com o luto não é fácil, mas realmente a Magali me deu tempo mais do que suficiente para me ajudar a dizer Adeus e me ensinar como lidar com o luto da morte de um ente querido. Foi tudo muito gradual, quando olho as fotinhos dela percebo há quantos meses seu corpinho já estava tão cansado, mas continuou lutando... até esperar eu ler o livro da "Duda, a reencarnação da minha cachorrinha" ela esperou.  Ela me deu tempo suficiente para assimilar tudo, e  chegar ao ponto de reconhecer o quanto seu corpo físico estava velhinho e precisava ser renovado, além disso, de dizer: "Vai Magal, chegou a sua hora! Muito obrigada por tudo! Nós te amamos!" Nunca pensei que fosse capaz de dizer isso... E além disso, ela me ensinou a me despedir! Após a cremação, fizemos um lindo ritual jogando as suas cinzas na cachoeira da Floresta da Tijuca. Naquele dia prometi que não derramaria mais uma lágrima, por que tinha a certeza que agora ela está muito bem! Além disso, a sua missão foi cumprida com muita êxito! Durante 19 anos ela cuidou e trouxe muita alegria para uma família!!!


5- Me ensinou a superar a dor através da percepção de que o Amor é Eterno e Infinito: tudo que passamos me fez buscar conhecimento sobre a real situação dos animais no plano espiritual e graças a Deus fui levada para os livros certos. Lí verdadeiras obras primas do Bennedeti! Que me ajudaram a melhor entender o que se passa no plano espiritual dos animais,  como o trabalho deles é maravilhoso, e como a nossa ligação é muito forte e eterna com os animais que amamos.

6- Me ensinou que se algumas lembranças se perdem, o sentimento permanece para todo o Sempre... 
Esquecer de fatos não é falta de amor, mas desapego de forma saudável. Além disso, os momentos inesquecíveis você sempre vai lembrar! Logo, ensinou que a Alegria, o Carinho, a Doçura e o Amor são Inesquecíveis, por que moram no nosso coração, no lugar mais puro de nossa alma!

E como última homenagem, a frase que mais se escutava aqui em casa:

"Magali quer carne?"
   " Miaaaauuuuu",

Aí minha pretinha, que saudade de você!!!! Te amamos!!!




19 anos de amizade....Quanta saudade a Madonna sente da sua eterna companheira

Pose para foto


Relaxando

Um banho de sol para espantar o frio

Cachorros e gatos também se amam

Cuidando da minha irmã

Meditando

Amigas inseparáveis




Cuidando da minha irmã de novo




Dividindo a caminha 

  Canção Da América

Milton Nascimento

Amigo é coisa para se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção que na América ouvi
Mas quem cantava chorou
Ao ver o seu amigo partir
Mas quem ficou, no pensamento voou
Com seu canto que o outro lembrou
E quem voou, no pensamento ficou
Com a lembrança que o outro cantou
Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam "não"
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração
Pois seja o que vier, venha o que vier
Qualquer dia, amigo, eu volto
A te encontrar
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar












E para terminar a minha homenagem.... hoje estou com uma pretinha que se chama Clarinha, com certeza é da alma grupo da Magal!!! Muito fofa, muito amada, é a nossa mosquita! rs.....


domingo, 24 de junho de 2012

ADAPTAÇÃO FELINA - mais dicas!



COMO ADAPTAR UM 2° GATO
A CHEGADA DE UM NOVO GATINHO na casa de outro(s) gato(s)
Por Deolinda Eleutério

É normal o gato da casa ficar muito assustado e nervoso quando é introduzido um novo gatinho no seu território. Por isto, não se deve submetê-lo  à presença do novo morador de imediato. Eles não devem se ver por um tempo.
Medo, irritação e intolerância são emoções que o gato da casa sentirá nesse momento.
Alguns gatos ficam muito irritados, alguns não dormem direito,  alguns ameaçam ir embora. Alguns se escondem em cima da geladeira pois não se sentem mais seguros no chão de sua própria casa (seu território).
É preciso transformar estas emoções: medo por confiança, intolerância por companheirismo, irritação por curiosidade.
É preciso ter paciência para colocá-los em contato e observar seus comportamentos.
O gato da casa deve ganhar brinquedos e brincadeiras novas e mais atenção.
O novo gatinho vai se adaptar com facilidade. Para ele tudo é brincadeira e novidade. Afinal, ele ganhou um lar!
Seu isolamento também é importante para que se observe se ele está bem de saúde.
Com o passar dos dias, o novato vai adquirindo os cheiros da casa ao ser acariciado e ao se esfregar nos móveis - o que vai deixar o gato da casa mais tranquilo.
O novo gatinho deve ficar isolado (num quarto ou banheiro com tudo de que necessita - ração, água, caixinha de areia e caminha).
O gato da casa vai se acostumar aos poucos com os cheiros e  barulhos.
Brincadeiras devem ser introduzidas e incentivadas - por baixo da porta (fitas com bolinhas de papel nas pontas) - até que o gato da casa perca o medo e passe a ficar curioso para ver o novo companheiro de brincadeiras.
Quando se virem, é normal que o gato da casa faça "fussss".
Alguns minutos por dia são suficientes para que se conheçam aos poucos.
Nos primeiros dias, os contatos devem ser vigiados de perto e encerrados quando o gato da casa se mostra incomodado.
Quando estiverem convivendo nos mesmos espaços, garanta que o gato da casa tenha o lugarzinho especial para descansar e dormir sem ser importunado pelo novo gatinho - um lugar mais alto onde o gatinho ainda não alcance. 
Gatos adultos têm horários diferentes dos pequeninos: precisam dos horários de sono e sossego a que estão acostumados.
Procure garantir a tranquilidade para o gato da casa, pois para o gatinho as novidades são sempre bem vindas.
É importante que estejam castrados para que possam ter uma convivência saudável e tranquila.
Gatos podem ser castrados aos 4 meses.
Deolinda Eleutério
(artigo retirado do site www.gatoverde.com.br)  

COMO FAZER A APROXIMAÇÃO de GATOS
Dr. Glauco Melo – Revista O pulo do Gato n.º 10
Ao se introduzir um animal novo na casa devemos deixá-lo alguns dias sem contato com os outros animais do ambiente.
Desta forma ele irá adquirir o cheiro do ambiente, para que quando forem apresentados, o impacto seja menor.
A apresentação deve ser feita aos poucos, apenas alguns minutos por dia, por uns três dias ou mais.
Fique sempre perto e observe o comportamento dos animais, intervindo quando necessário.
Nos primeiros dias após a apresentação, evite deixar os animais sozinhos, sem supervisão.
Bufar e rosnar são comuns num primeiro momento, mas logo depois se estabelece uma hierarquia e as coisas ficam bem.
Animais convivendo num mesmo ambiente precisam estar castrados.

(artigo retirado tb do site www.gatoverde.com.br)

Como adaptar dois gatos na mesma casa??? - Comportamento Felino




Alterações comportamentais em felinos


O ciúme precisa ser entendido e manejado para que não se torne excessivo, causando no animal alterações comportamentais

Por Dra. Luciana Deschamps
O ciúme, a insegurança e o medo podem estar relacionados entre si ou não. O gato é um animal, por excelência, ciumento. Porém, essa manifestação de ciúme precisa ser entendida e manejada pelo seu “dono”, para que esse ciúme não se torne excessivo, causando no animal: tristezas, melancolia, insegurança e outras alterações comportamentais.
Ao introduzir um novo animal em casa, principalmente se o gato for único e nunca tiver convivido com outro, tome alguns cuidados para que essa decisão não se torne um transtorno.
O felino, quando é único numa casa, sente que todo o espaço pertence a ele. Acaba escolhendo seus lugares favoritos, deixando claro suas preferências. Assim sendo, é necessário, em primeiro lugar, preparar seu gato para uma nova vida, para uma mudança.
Antes de levar um novo gato para casa, procure manipular alguns florais que possam ser usados na água por, no mínimo, dez dias antes da chegada do novo morador. Poderia citar diversos florais, mas, para isso, seria necessário ter algumas informações a respeito da personalidade, comportamento e rotina do animal.
Bem, assim que o novo gato chegar, se desdobre em atenções e carinho com o seu primeiro gato. Ele precisa ter certeza que seu afeto por ele não vai ser abalado. Nunca chame sua atenção se ele bufar, rosnar ou der patadas no novato. Esse comportamento é totalmente natural e esperado.
Muitas vezes, nos primeiros dias, é melhor deixar o gato que acabou de chegar num cômodo ao qual o outro gato não tenha acesso. Prepare esse ambiente com carinho, para que o novo gato se sinta seguro e aconchegado.
É claro que o antigo morador fará plantão na porta desse local! Mas, irá sentindo o cheiro, ficando curioso e, quem sabe, se acostumando com a ideia...
O tempo felino, às vezes, é longo e requer paciência. Tem gatos que conseguem se adaptar, num período menor, a novas situações; outros precisam de mais tempo e temos que respeitar isso.
Evite ficar “paparicando” o novo morador na frente do antigo, até que ele já esteja admitindo a presença do outro.
No caso da chegada de um bebê, os cuidados também precisam ser monitorados. Nunca esqueça que, se o gato for único e chegar um outro gato, um bebê ou uma nova pessoa em casa, teremos que seguir algumas regras para que ele não sofra tanto e consiga, aos poucos, se ajustar à nova situação. Agora, se já existe (m) na casa outro (s) animal (is), criança(s) e um gato for adotado, a situação é totalmente diferente, pois ele já chega com um ambiente definido, portanto, sua adaptação é mais tranquila.
Existe, também, empatia entre os gatos. Pode acontecer que eles convivam diplomaticamente, sem muita aproximação – ou ainda, que se apaixonem e estejam sempre juntos, ou, bem menos freqüente, que um ignore o outro, ou até chegarem a brigar. Todas essas questões levantadas vão depender da casa, do ambiente, das pessoas, da rotina e da quantidade de animais que residem na casa.
O gato se sente inseguro, e, às vezes, desde filhote, mesmo com todas as manifestações de afeto do seu “dono”, demonstra insegurança, como, por exemplo, resultado de uma separação precoce da mãe.
Alguns gatos podem desenvolver a insegurança por mudanças na sua rotina. Por exemplo, seu “dono” passou a estar menos presente, tem saído muito, sem dia e hora certa para voltar, tem recebido visitas constantemente, um (a) novo (a) namorado(a), uma casa nova, etc.
Logo se percebe que o gato não para de segui-lo (a), fica tentando chamar a atenção sobre si o tempo inteiro. Para esse comportamento, pode-se usar música específica para gatos, um floral borrifado no ambiente ou na pele do animal e, ainda, alguns florais por via oral.
Sempre que chegar em casa, antes de fazer qualquer coisa, fale com seu gato, passe a mão por diversas vezes da sua cabeça à ponta do rabo, ofereça um petisco, um brinquedo, deixe que ele se sinta amado, observado, e que você se preocupa com ele.
Os felinos, apesar de muito “independentes”, são muito sensíveis, precisam e querem – apesar de muitas vezes parecer o contrário – de todo o carinho e atenção do mundo.
Os felinos, como todos os seres vivos, podem sentir medo. Existem dois tipos de medos: os conhecidos e os desconhecidos. Falando do medo conhecido, queremos dizer que eles conhecem aquela situação, mas sentem medo, independente disso. Por exemplo, medo do aspirador de pó, do secador de cabelo, do interfone, de barulhos em geral que escutam na rotina.
Mesmo estando acostumados a esses sons, sabendo que nada vai acontecer, que esses ruídos não provocam dor, ainda assim, demonstram, claramente, seus medos.
O medo da caixa de transporte é muito comum, pois, seu registro, normalmente, o remete a idas a locais que não são os de sua preferência: banhos, vacinas, exames em geral, consultas, entre outros.
Então, para minimizar o estresse, ao sair de casa e precisar usar a caixa de transporte – até porque é fundamental utilizá-la para a segurança do gato –, procure transformar essa caixa num lugar agradável, onde, sempre que servir algo novo, um petisco, um patê para gatos, ratinhos com catnip, bolinhas, ela seja utilizada, de forma que sua relação com ela comece a mudar, fazendo com que essa caixa de transporte não seja motivo de pânico e tortura.
Quando o gato voltar para casa, após o uso da caixa, não esqueça de passar um pano úmido dentro e fora dela, para eliminar odores que não sejam agradáveis a ele.
Temos, também, os medos desconhecidos, em que o gato entra em pânico, fica com a cauda e orelhas baixas, corpo encolhido, respiração ofegante, ansiedade, micção, e não sabemos o motivo...
Então, tanto para os medos conhecidos como para os desconhecidos, os florais podem ser bons aliados, funcionando muito bem, e até serem usados por longos períodos.
Tanto para o ciúme, como para insegurança e medo, os gatos podem protestar de várias maneiras: vocalizando, destruindo alguma coisa para chamar a atenção, eliminando fezes e urinas em locais da casa não apropriados, etc. Para todos esses distúrbios de comportamento, existem tratamentos específicos, que oferecem bons resultados. Jamais repreenda ou tenha qualquer atitude agressiva com seu gato, pois este não é o caminho.
Vale lembrar que, qualquer alteração de comportamento requer cuidados, até porque muitos animais podem vir a adoecer se não forem tratados convenientemente.
Dra. Luciana Deschamps, especializada em medicina felina
e comportamento.
Titular da Clínica Veterinária Sr. Gato - www.clinicasrgato.com.br
presidente da Ong FELBRAS – Felinos do Brasil.
Gatos: Napoleão e Bóris de Carolina Kato.
(Artigo retirado do site www.revistapulodogato.com.br)

sábado, 9 de junho de 2012

PRIMEIROS CUIDADOS COM FILHOTE DE GATO!!!!

1- É importante em um primeiro momento não abrir a casa toda para o seu filhote, mantenha as coisas dele em lugar seguro e restrito!!!! Para que ele possa se adaptar aos poucos ao novo lar, e tb, para vc ter certeza de que ele está saudável!

2- Isso não quer dizer que ele não possa andar pela casa, a preocupação maior é que quando você for dormir, ou quando você for sair ele fique neste lugar seguro!!!!

3- Telar as janelas é super importante!!!Os gatos amam subir, escalar, se jogar, é isso tudo é muito perigoso quando você mora em um apartamento com varanda. Não adianta tentar ensinar, é medida de segurança você telar!!!!

4- Espalhe vasilhas de água pela casa para estimular que ele beba muita água. Gatos têm tendência a terem problemas renais, então beber água é fundamental!

5- Outra dica com relação a água: nunca coloque a água ao lado do pote de ração, por que o cheiro da ração vai para a água e ele sente que a água está suja! O ideal é ter um filtro de água corrente!

6- Nunca coloque a comida, a água e a caminha ao lado da caixa de areia, não é higiênico e os gatos são bem exigentes com relação a limpeza.

7- Mantenha a caixa de areia bem limpa para estimular eles a usarem, e sempre coloque 4 dedos de areia!!!! Parece muito, mas se seu gato não está enterrando as necessidades é por que você está economizando na areia!


Mil bjs!
Márcinha



terça-feira, 5 de junho de 2012

CUIDADOS ESSENCIAIS QUE DEVEMOS TER QUANDO ADOTAMOS UM ANIMALZINHO!!!!

Minha aventura de fazer uma gatinha de 2 meses a conviver em completa harmonia com uma gata de 20 anos, está apenas começando!!!!


Quero compartilhar com vcs, mas antes, dicas essenciais para uma adaptação segura!

Dicas de cuidados:

1- Paciência, paciência e mais uma generosa porção de paciência!!!! rs...
2- Deixar a gatinha nova isolada da gatona por 7  a 10 dias, é o período necessário para que realmente saibamos que o novo membro da família não possui nenhum probleminha de saúde contagioso.
E tb, para que o animalzinho que já estava na casa se acostume com o cheiro do novo, sem se encontrar logo de cara!
3- Isso quer dizer, caixa de areia separada, comida e água separadas!!!
4- Lavar as mãos (durante os 7 dias) antes de tocar na sua velhinha!!!!
5- Administrar um floral específico para mudanças no ambiente, para que ela fique mais receptiva  a socializar o seu território rs...
6- E principalmente, correr para um vet!!!
7- Dps dos 7 a 10 dias é só correr para o abraço!!!! rs..

terça-feira, 22 de maio de 2012

Desmistificando o vegetarianismo: frases inspiradoras...



"Quando me tornei vegetariano, poupei dois seres, o outro e eu."
                                                                                     Hermógenes




"Sinto claramente, no coração, que toda a vida é sagrada e parte de uma única existência."
                                                                                                                        Radha Burnier






"Enquanto o homem continuar a ser o destruidor dos seres animados dos planos inferiores, não conhecerá  a saúde e nem a paz. Enquanto os homens massacrarem os animais, eles se matarão uns aos outros. Aquele que semeia a morte e o sofrimento não pode colher a alegria e o amor."
                                                                                                                                      Pitágoras




"Sinto que o progresso espiritual requer, em uma determinada etapa, que paremos de matar nossos companheiros, os animais, para a satisfação de nossos desejos corpóreos."
                                                                                                                                       Gandhi




"Haverá um tempo em que os seres humanos se contentarão com uma alimentação vegetariana e julgarão a matança de um animal inocente da mesma forma como hoje se julga o assassino de um homem."
                                                                                                                             Leonardo da Vinci

"Se os matadouros tivessem paredes de vidro, todos seriam vegetarianos. Nós nos sentimos melhores com nós mesmos e melhores com os animais, sabendo que não estamos contribuindo para o sofrimento deles."
                                                                                                             Paul e Linda McCartney





"Feliz seria a terra se todos os seres estivessem unidos pelos laços da benevolência e só se alimentassem de alimentos puros, sem derrame de sangue. Os dourados grãos que nascem para todos dariam para alimentar e dar fartura ao mundo."
                                                                                                                                                  Buda

























domingo, 29 de abril de 2012

Felicidade

Ouço Deus em meus pensamentos, dentro do meu coração, e ele me diz que toda vez que me sinto feliz devo fazer uma pessoa se sentir igual.

Por que o Amor é algo divino e por ter esta natureza ele habita em todos os seres, só precisa de uma ajudinha para florescer até na rocha mais áspera.

Como muitas vezes esquecemos a nossa essência, esquecemos que Amar é dividir, compartilhar e principalmente, celebrar em conjunto a alegria da nossa existência.

Então, fica a mensagem: toda vez que se sentir feliz, quer dizer que você se lembrou da sua verdadeira essência e por este motivo, ajude outra pessoa a se lembrar também!

Como? 

Pode ser com um abraço, uma ajuda, uma refeição feita com todo carinho, ou o que o seu coração te dizer, pois com certeza será a voz de Deus.

Márcia Miranda Charneski

domingo, 22 de abril de 2012

Aos meus amigos ...

Desejo que a minha existência gere o mínimo de sofrimento para o mundo;
Meus amigos, se um dia eu vir a magoar vocês podem ter certeza que jamais será por maldade, mas sim por ignorância.

Márcia Miranda Charneski

Sempre há coisas pelas quais vale a pena lutar!

Sempre penso que quando não mudamos alguma coisa em nossas vidas é por que ainda não tivemos a motivação certa, aquele click, que faz toda a diferença!

Às vezes a motivação pode ser nos sentirmos especiais,  nos sentirmos mais saudáveis, ou simplesmente por Amor a alguma causa, ou a alguma pessoas, e e por aí vai ...

A depressão tira essa motivação, faz nos sentirmos que não vale a pena lutar por nenhuma causa, e nem por nós mesmo. Esse é o buraco negro que nós nos colocamos quando conhecemos a depressão.

Mas a grande verdade é a seguinte : que a coisa que o deprimido mais deseja é que sua existência saia das depressões geológicas e alcance patamares altíssimos! Alcance o pico mais alto, aquele onde avistamos o mundo de uma forma mais bela, com seus raios de sol iluminando onde passa.

Só que para chegarmos neste pico e vislumbrarmos a bela vista, que muitos homens nem sonharam em ver, temos que descobrir qual é a nossa MOTIVAÇÃO PARA EXISTIR COM AMOR!

Pense, reflita, sinta o que realmente toca o seu coração, se a sua resposta for nada, é por que você ainda não achou a sua motivação, ela ainda está perdida junto com o turbilhão de sentimentos que é o ser humano.

Mas acredito que a melhor forma de descobrir, é quando você sente o seu coração vibrar.
Então, esse é o caminho!

A maior motivação da minha vida é me sentir feliz e plena em tudo que faço. Preciso acordar e todas as manhãs sentir que vale a pena lutar por alguma coisa, pelo que???

Isso cada um responde com o seu coração, mas para mim, acordo todos os dias com o objetivo de agir com amor em todas as minhas escolhas, com amor a mim, aos meus pais, ao homem da minha vida, aos animais, ao planeta, e a todos os seres vivos.

Sei que posso ser uma gota no oceano, mas a motivação da minha existência é AMAR!

E para tornar o mundo e a minha casa um lugar melhor preciso todos os dias dizer para o meu desânimo em ver tantas tristezas, que

"Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota." 
(Madre Teresa de Calcutá)


Márcia Miranda Charneski