domingo, 21 de outubro de 2012

FLORAIS DE BACH


Florais de Bach para todos os momentos da sua vida: luto, ansiedade pela hora do parto, ansiedade pela hora do casamento, ansiedade pela chegada de uma prova, estresse por trabalhar demais, medo de avião, medo de ser assaltado, medo da solidão, medos em geral, e outros momentos emocionais pelo qual você esteja passando.

sábado, 20 de outubro de 2012

Agora a BEM ESTAR ANIMAL tem um novo blog

Agora o blog da BEM ESTAR ANIMAL é http://www.bemestarpet.blogspot.com.br/

O blog ALMA FELIZ continua com o seu objetivo primordial, que é a divulgação da informação de qualidade sobre o que pode melhorar a vida de todos os seres vivos!




Um achado! Livro: Diga-me Onde dói e eu te direi por quê


Livro de Michael Odoul sobre psicossomática disponível on line.

Este livro nos leva a uma viagem para o nosso aprimoramento pessoal, nos conduzindo pela busca do autoconhecimento através dos sintomas do nosso corpo físico.

Comecei a ler ontem e estou achando magnífico como os livros do Dr. Ruediger Dahlke.

Quem quiser mergulhar nesta viagem interior, é só entrar no link abaixo!


http://api.ning.com/files/lGByXGUMJuF1*XaV988Fz1pwx8i74WOaaTixCUHKjOptGul6WLCHP6rtq9-caKg3NaTSiV0jKyHjmINRbdRdlPN-XEA07lid/MichaelOdoulDigameOndeDieeutedireiporquepdfrev.pdf



segunda-feira, 8 de outubro de 2012


Terapias alternativas auxiliam na prevenção e tratamento de doenças em cães e gatos

Métodos menos invasivos como acupuntura, florais e massoterapia promovem bem-estar e até mesmo a cura em determinados estágios de problemas articulares, musculares ou nervosos

 Terapias alternativas auxiliam na prevenção e tratamento de doenças em cães e gatos



A busca por qualidade de vida e práticas mais saudáveis tem motivado muitos proprietários a também investirem no bem-estar de seus animais de estimação. Prova disso é o aumento no número de pessoas que buscam a prevenção de doenças e também alguns tratamentos nas terapias alternativas para cães e gatos.

Segundo o veterinário João Carlos Colombo, um dos proprietários do Pet Hotel Dog Life, em São Paulo, os métodos mais procurados são acupuntura, florais e massoterapia. "Os clientes são geralmente proprietários que já tiveram resultados pessoais satisfatórios ou mesmo na família com essas terapias”. O profissional explica que os métodos alternativos são técnicas milenares que surgiram antes mesmo da medicina convencional, mas só foram aprovados pela Organização Mundial de Saúde a partir dos anos 60 para humanos e dos anos 90 para animais.

Dentre os métodos alternativos mais utilizados nos pets destacam-se a acupuntura, massoterapia e florais e são indicados principalmente para a prevenção e tratamento de doenças articulares, musculares e nervosas. “A acupuntura, por exemplo, é uma terapia tradicional chinesa que utiliza finíssimas agulhas descartáveis específicas na pele dos animais, causando estímulos no corpo”.

Segundo o veterinário esses estímulos promovem uma resposta do organismo, ocasionando a melhora de alguns problemas e até mesmo a cura de doenças. “A melhora e bem-estar por meio da acupuntura podem ser vistos principalmente em doenças respiratórias, no sistema digestório, neurológicos, musculares e articulares”. Vale lembrar, no entanto, que ela deve ser aplicada por um profissional qualificado, levando em conta o perfil de cada animal bem como a doença e sinais clínicos apresentados.

Já o tratamento por meio dos florais é feito a partir do potencial energético das flores. Segundo o veterinário, a técnica utiliza a energia vibracional retirada da essência das flores para trazer equilíbrio e harmonia ao emocional das pessoas e animais. Os que recorrem ao método acreditam que as doenças se originam nas emoções, o que torna a terapia floral eficaz principalmente en problemas como depressão, estresse, agressividade e fobias. “É importante ressaltar, no entanto, que os florais não substituem o tratamento médico, mas podem ser utilizados em conjunto com qualquer medicamento”.

Segundo o dr. João Carlos a massoterapia também é outra grande aliada para a recuperação de traumatismos e outros problemas articulares. “Ela é aplicada em pequenos animais e ajuda a aliviar a tensão, a ansiedade e o desconforto, podendo ser usada ainda para alongar e liberar cicatrizes inelásticas dos tecidos”. Bastante utilizada durante banhos de ofurô, a técnica também promove o relaxamento de animas com quadro de estresse ou agressividade.

Terapias Alternativas

Geralmente mais utilizadas em cães das raças Dachshund, Labrador, Golden Retriever, Lhasa apso, Basset Hound, Pastor Alemão e Rottweiler, que apresentam maior predisposição de problemas articulares, as terapias alternativas podem ser usadas em felinos também. O especialista adverte, no entanto, que é preciso paciência para alcançar os resultados, pois o tratamento, por vezes, pode levar alguns meses.

Para finalizar o veterinário alerta que no caso de animais já doentes, fazer a manutenção do tratamento é fundamental para garantir sua eficácia. “Problemas lombares são fruto do desgaste ósseo, ou seja, podem voltar. Para que isso não ocorra, o ideal é fazer a manutenção do tratamento alternativo pelo menos uma vez ao mês”.